Av. Paralela, ed. Wall Street Empresarial, Torre West, 517B - SSA, BA
71 3271-7815

Reunião da ASSETBA junto à Presidência do TJBA, saiba tudo o que ocorreu

Reunião da ASSETBA junto à Presidência do TJBA, saiba tudo o que ocorreu

Na manhã desta terça-feira, 18 de outubro de 2022, estiveram reunidos no ambiente do TJBA, a Diretoria da ASSETBA, representada no ato pelo seu Presidente Oscar Bellucci, o Vice-Presidente Everaldo Chaves, e pela Diretora Jurídica Diana Bastos, juntamente com o Presidente da Corte Baiana de Justiça, o Desembargador Nilson Castelo Branco; o Secretário Geral da Presidência, Franco Bahia Karaoglan Mendes Borges Lima; a Chefe de Gabinete da Presidência, Tuany Silva Andrade e a Secretária de Gestão de Pessoas, Janaína Barreto Castro.

Nesse proveitoso encontro foram obtidos importantes retornos, conforme seguem expostos. Lembrando que a reunião ocorreu com o intuito de abordar inúmeros assuntos de interesse dos associados, conforme pauta já mencionada no nosso site.

Ainda no início da reunião, foi posto que algumas decisões, sanções de projetos e andamentos estão dependendo da definição da eleição, que ocorrerá no próximo dia 30 de outubro de 2022. Após essa definição, o Secretário Geral da Presidência, Franco, sinalizou que serão tratados assuntos relevantes com a equipe de transição ao que se refere ao ano de 2023, nas palavras dele: “Assim que o governador for eleito, pretendemos iniciar a interlocução com a equipe de transição e ver o que vem de lá com relação ao reajuste salarial“, por exemplo. Tratando deste reajuste salarial, sabe-se que hoje ele está aprovado para os servidores federais, mas o TJBA segue o executivo estadual, dependendo neste aspecto, da definição provinda da eleição citada.

Também foi esclarecido que o projeto referente a Previsão para criação de PL para aumento do teto remuneratório, não foi aprovado até o momento, mas sendo, o seu efeito será automático e em cascata, havendo o pagamento das 04 parcelas já previstas.

Sobre o lapso temporal existe entre a promulgação da lei que criou a Progressão funcional por merecimento em 2008 e sua efetivação em 2013, a Secretária de Gestão de Pessoas, Janaína, informou que será necessária uma análise do processo administrativo específico para poderem conhecer e se posicionarem de forma satisfatória sobre o assunto inclusive no que se refere a existência ou não de prescrição.

Quanto ao Plano de cargos e salários, Janaina informou que a reunião para tratar do assunto, ocorrerá em 07/11/2022, conforme prorrogação solicitada pela ASSETBA para apresentação de emenda conjunta dos sindicatos. Além disso, ressaltou ser importante o envio do ofício para o executivo, com a finalidade de analisar o orçamento que estará disponível para o Poder Judiciário, a fim de, viabilizar a efetivação do PCS quando aprovado.

Foi pontuado também a padronização da Função Gratificada, sendo esclarecido que ela é feita pelo cargo de origem e não com base no estudo/graduação do servidor, sendo que o percentual é de 75% para o técnico e para os analistas, 100%. Além disso, a Secretária de Gestão de Pessoas, informou que já existe processo para que seja feita essa uniformização, bem como, um estudo que apontou baixíssimo impacto se padronizado, sendo assim, a ASSETBA informou que encaminhará um pedido de revisão ao TJBA para reforçar o pleito.

A respeito do Ofício sobre o abono pecuniário, que atualmente já é pago para os magistrados, recomendou que fosse visto junto a ALBA o que ocorreu com o projeto anterior do qual foi desmembrado o dos magistrados do TJBA. Caso esteja arquivado, se solicitaria desarmamento e continuidade, evitando, com isso, a necessidade de um novo projeto.

Já ao que tange ao Ofício sobre o Estacionamento dos aposentados, foi repassado ao Secretário Geral da Presidência, o número do processo, já tendo o posicionamento de que eles irão diligenciar.

No que se refere ao processo da Alíquota FUNPREV, o TJBA comunicou que apesar de existir sentença contraria, ainda segue a orientação do PGE. Quanto à continuidade do pagamento dos passivos, assim como o Auxílio saúde do aposentado, são pontos que dependem das definições das eleições e que manterá a ASSETBA informada das deliberações.

Ao falar do Dia do Servidor, foi informado que será realizada a corrida virtual que já está em seu terceiro ano, já contando com +400 inscritos, e que detalhes sobre eventos, palestras e feira da saúde serão colocados no site, tendo previsão para eventos presenciais no próximo ano.

Por fim, serão retomados e acompanhados todo o andamento dos pontos discutidos nesta proveitosa reunião, que em breve se repetirá, pois, há muito a ser pleiteado em prol do nosso servidor associado.

ASSETBA

Leia também
Preciso de ajuda? Converse conosco!
Iniciar uma conversa
Oi! Clique em um de nossos membros abaixo para conversar no WhatsApp