O mês de novembro chegou e com ele mais uma campanha de incentivo à prevenção. Novembro Azul é o nome do movimento internacional, que busca conscientizar a respeito do importante diagnóstico prévio do câncer de próstata e saúde masculina. A campanha visa conscientizar os homens que a prevenção é algo natural e que deve ser feito sem maiores transtornos, constrangimentos ou preconceitos.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a estimativa é que neste ano 61 mil novos casos de câncer de próstata devem ser registrados no Brasil. Este tipo de câncer é o segundo mais comum entre os homens no país, ficando atrás apenas do câncer de pele não-melanoma.
A prevenção ainda é a melhor maneira de combater o câncer. Para isso, homens com idade acima dos 50 anos devem fazer exames periódicos para monitorar a próstata. Se houver casos na família, for asiático ou negro, o monitoramento deve começar a partir dos 45 anos. Quando os exames são feitos periodicamente, há 80% a 90% de chance de cura.
Em 2003, na Austrália, um grupo de amigos se reuniu e decidiu deixar o bigode crescer, um modo de chamar atenção das pessoas para a importância do cuidado com a saúde. Assim, surgiu a campanha. A ideia deu certo e segue firme durante esses 14 anos. Hoje, ela já atinge mais de 20 países.
A Assetba apoia essa e todas as campanhas de apoio e incentivo ao cuidado com a saúde. Vamos juntos, pois cuidar da saúde também é coisa de homem!