Av. Paralela, ed. Wall Street Empresarial, Torre West, 517B - SSA, BA
71 3271-7815

Centenário da Morte de Ruy Barbosa será celebrado pelo TJBA

Centenário da Morte de Ruy Barbosa será celebrado pelo TJBA

Fonte: TJBA

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) irá celebrar o centenário da morte de Ruy Barbosa, que foi advogado, político, escritor, jornalista e diplomata. As homenagens ocorrerão em primeiro de março de 2023 no Fórum Ruy Barbosa, localizado no bairro de Nazaré, onde autoridades dos três poderes, civis e militares se reunirão para colocar flores na cripta onde os restos mortais de Ruy e sua esposa Maria Augusta estão sepultados.

A cerimônia iniciará às 20 horas e, nessa ocasião, será concedida a Medalha do Mérito Jurídico Ruy Barbosa ao Professor Edvaldo Brito. As comemorações continuarão nos dias 9 e 10 de março, com a realização do seminário “Ruy Barbosa, do Império à República, uma vida dedicada à Nação”, organizado pelo TJBA. O seminário acontecerá no Auditório Desembargadora Olny Silva, no edifício-sede do TJBA, no Centro Administrativo da Bahia.

O seminário é aberto para o público interno e externo, com inscrições gratuitas. Haverá exposições em 11 temas, onde especialistas e pesquisadores sobre a vida de Ruy discorrerão sobre suas várias facetas e principais realizações. O Presidente do TJBA, Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, fará a abertura do seminário e a palestra de encerramento será ministrada pela Ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal, enfatizando a importância da Democracia e da República.

O evento também marcará o lançamento da terceira edição do livro “Antecedentes Históricos do Fórum Ruy Barbosa”. A Comissão Organizadora do Centenário da Morte de Ruy Barbosa promoverá o seminário, que será presidido pelo Desembargador Lidivaldo Reaiche.

O Desembargador Reaiche destaca a contribuição significativa de Ruy Barbosa para o Brasil, desde o Império até a República e afirma que ele é o maior dos brasileiros de todos os tempos. Ele acrescenta que o Poder Judiciário da Bahia reconhece esse momento simbólico e histórico do centenário da morte do Jurista e mantém vivo seu legado. No Fórum Ruy Barbosa, os visitantes poderão acompanhar a sua linha do tempo e conhecer documentos e pertences do homenageado no Memorial Gérson Pereira dos Santos, onde as características originais de 1949 foram preservadas.

Conheça a programação, clicando aqui.

ASSETBA

Leia também
Preciso de ajuda? Converse conosco!
Iniciar uma conversa
Oi! Clique em um de nossos membros abaixo para conversar no WhatsApp