Av. Paralela, ed. Wall Street Empresarial, Torre West, 517B - SSA, BA
71 3271-7815

Proposta de reajuste salarial insuficiente do governador gera insatisfação entre os servidores da Bahia

Proposta de reajuste salarial insuficiente do governador gera insatisfação entre os servidores da Bahia

Os servidores públicos do estado da Bahia têm aguardado há muito tempo por um reajuste salarial que possa compensar a desvalorização dos últimos anos. Infelizmente, a proposta oferecida pelo governador Jerônimo Rodrigues não atende às expectativas dos servidores e das entidades representativas como a Assetba e, por certo, isso gerará insatisfação e mobilização em torno do tema.

O governador levou o assunto à Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) para votação, conforme suas palavras: “Estou enviando hoje para a Assembleia uma nova proposta de reajuste não só para os professores, mas de todos os servidores. Inclusive com correção retroativa ao mês de março. Não vamos deixar de pagar o piso”.

Apesar de a Secretaria de Relações Institucionais (Serin) do governo ter anunciado uma proposta de reajuste linear de 4%, essa proposta não agradou, por ser insuficiente, e em resposta, os servidores convocaram uma assembleia geral extraordinária para discutir o assunto.

Até o momento, não houve acordo entre as lideranças da Casa para dar andamento ao tema. Além disso, o governo deve enfrentar uma mediação com as entidades de representação, que defenderão um reajuste salarial de pelo menos 9%, tendo como referência o governo federal e baseado na afirmação do governador do Estado da Bahia que disse se orientar pela política de Lula em relação a essa questão.

Diante dessa situação, é fundamental que o governo ouça as demandas dos servidores públicos e busque um diálogo aberto e transparente para resolver a questão. Os servidores são peças fundamentais no funcionamento do estado e merecem um tratamento justo e digno. A valorização do trabalho do servidor deve ser uma prioridade do governo, pois somente assim será possível construir um estado mais justo e democrático para todos.

ASSETBA

Leia também
Preciso de ajuda? Converse conosco!
Iniciar uma conversa
Oi! Clique em um de nossos membros abaixo para conversar no WhatsApp