Hoje, dia 28 de março de 2023, aconteceu uma importante reunião na Presidência do Tribunal de Justiça da Bahia. Estiveram presentes o Excelentíssimo Desembargador Nilson Castelo Branco, Presidente desta colenda Corte, a Sra. Janaína Castro, Secretária de Gestão de Pessoas, o Sr. Franco Bahia Karaoglan Mendes Borges Lima, Secretário-Geral da Presidência, além das três representações da categoria de servidores do Poder Judiciário da Bahia, ASSETBA, SINTAJ e SINPOJUD. A Assetba foi representada por seu então Presidente, Sr. Oscar Belluci, e pela Diretora Jurídica, a Sra. Diana Bastos.
O Presidente do TJBA iniciou a reunião destacando sua simpatia e preocupação com as causas dos servidores, pontuando que espera ansiosamente pela reunião com o Governador do Estado da Bahia, que ainda não ocorreu. No entanto, o Desembargador Nilson Castelo Branco ressaltou que a falta de sinalização do Executivo não pode paralisar todos os pleitos dos servidores.
Durante a reunião, foram discutidos vários temas, e algumas medidas importantes foram anunciadas:
• Reajuste do auxílio alimentação: foi acordado um reajuste de 12,31%, equiparando ao valor recebido pelos magistrados, passando para cerca de 1.700 (mil e setecentos) reais.
• Reajuste do auxílio saúde: será concedido um aumento de 200 reais por faixa.
• Pagamento do passivo de 2014: será feito a partir de abril de 2023, em 6 parcelas iguais, também para os aposentados.
O Sr. Franco Bahia Karaoglan Mendes Borges Lima, Secretário-Geral da Presidência, explicou que essas medidas são resultado de muito empenho e que foi necessário fazer projeções e estudos criteriosos para não comprometer as finanças do tribunal. Ficou acordado que os demais reajustes e resoluções serão discutidos posteriormente, respeitando a data-base de janeiro e o percentual da inflação.
Em resumo, a reunião foi considerada muito produtiva e trouxe importantes avanços para os servidores do Poder Judiciário da Bahia.