Av. Paralela, ed. Wall Street Empresarial, Torre West, 517B - SSA, BA
71 3271-7815

Saúde Pública: Medicamentos a Evitar em Caso de Suspeita de Dengue

Saúde Pública: Medicamentos a Evitar em Caso de Suspeita de Dengue

A dengue é uma doença transmitida por mosquitos que tem se espalhado por diversas regiões do país. Em tempos de surto, é fundamental que a população esteja bem informada sobre como gerenciar a doença, especialmente no que diz respeito à automedicação.

Especialistas alertam que o uso de certos medicamentos pode ser prejudicial em caso de suspeita de dengue. Medicamentos como aspirina (ácido acetilsalicílico), anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) como ibuprofeno e nimesulida, e corticosteroides como prednisona e hidrocortisona devem ser evitados.

Estes fármacos podem interferir na função das plaquetas ou na coagulação do sangue. Dado que a dengue pode diminuir a contagem de plaquetas, o uso desses remédios pode aumentar o risco de sangramentos graves. Além disso, algumas dessas medicações podem mascarar os sintomas da dengue, levando a um diagnóstico tardio e complicando o tratamento.

Autoridades de saúde recomendam que pacientes com suspeita de dengue busquem orientação médica antes de tomar qualquer medicamento. Em caso de dor e febre, paracetamol é geralmente recomendado, mas sempre sob orientação médica.

A prevenção é o melhor remédio contra a dengue. Medidas como evitar a acumulação de água parada, utilizar repelentes e instalar telas em janelas e portas são essenciais para controlar a população de mosquitos e reduzir a incidência da doença.

ASSETBA

Leia também
Preciso de ajuda? Converse conosco!
Iniciar uma conversa
Oi! Clique em um de nossos membros abaixo para conversar no WhatsApp