Av. Paralela, ed. Wall Street Empresarial, Torre West, 517B - SSA, BA
71 3271-7815

Reunião das representações da categoria de servidores junto à Presidência do TJBA, saiba tudo o que ocorreu

Reunião das representações da categoria de servidores junto à Presidência do TJBA, saiba tudo o que ocorreu

Ontem, 02 de março de 2023, reuniram-se junto à Presidência do Tribunal de Justiça o Excelentíssimo Desembargador Nilson Castelo Branco, Presidente desta colenda Corte, a Sra. Janaína Castro, Secretária de Gestão de Pessoas, o Sr. Franco Bahia Karaoglan Mendes Borges Lima, Secretário-Geral da Presidência, a Chefe de Gabinete da Presidência, Tuany Silva Andrade e as três representações da categoria de servidores do Poder Judiciário da Bahia, ASSETBA, SINTAJ e SINPOJUD.

A Assetba estava representada por seu então Presidente, Sr. Oscar Belluci, e pela Diretora Jurídica, a Sra. Diana Bastos, para tratar dos assuntos a seguir pontuados:

Instituição do Auxílio Saúde para os aposentados e pensionistas – O Presidente informou do seu empenho para tal fim e está desenvolvendo contatos com outros poderes para atender esse pleito. Foi ventilada a possibilidade de instituir por meio de Decreto, mas o Presidente esclareceu que não seria possível, uma vez que o pagamento será feito por outro órgão, já que os ativos são pagos pelo Judiciário, divergindo dos aposentados e pensionistas, que são pagos pelo Executivo, por meio da Suprev.

O Presidente ainda pontuou que em outros estados, isso ocorre somente por ter uma única fonte pagadora, ou seja, um único Poder é responsável pela efetivação do pagamento. Tão logo, na Bahia não seria possível, já que um Poder não pode gerar despesas para o outro por meio de Decreto. A Assetba se posicionou e pontuou como solução a busca por aceleração da aprovação do Projeto de Lei que está em tramitação na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (ALBA), em especial na Comissão de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e serviços Públicos. Ressaltamos que por meio da Diretora Jurídica, Dra. Diana Bastos, essa semana foi pedido à atual presidente da comissão citada, deputada estadual Olívia Santana, uma atenção para aprovação.

Quanto ao restabelecimento do Convênio com a Sindimed – Durante a reunião, o Presidente respondeu sobre o restabelecimento do Convênio, ressaltou que embora seja interessante, não acredita ser a melhor solução já pode inviabilizar o Projeto de Lei com relação ao subsídio ao Auxílio Saúde. Isso ocorreria porque, ao revitalizar a unidade hospitalar e manter o convênio com os médicos, estaria caracterizado o Auxílio Saúde, conforme determinação legal. Dessa forma, não caberia mais o pagamento do benefício nos moldes pleiteados no Projeto de Lei, uma vez que é vedado o pagamento de benefícios em duplicidade.

Sendo assim, o Presidente reafirmou que o auxílio em conformidade com o Projeto de Lei 23.725/2020 é muito mais completo e beneficiará muito mais aos servidores aposentados. Dessa forma, o ideal é manter o foco no PL do auxílio saúde em tramitação na ALBA, que busca atender às necessidades dos servidores de forma legal e coerente com as normas vigentes.

Quanto ao reajuste linear, reposição e aumento salarial do servidor em 2023 – O Presidente informou que só poderá se posicionar depois da reunião com o Governador, que está confirmada, faltando somente ajuste entre as datas já passadas para agendamento e a agenda do Sr. Jerônimo Rodrigues. Em seguida, reunirá as entidades para comunicar as deliberações.

Pagamento dos Passivos – O Presidente solicitou um estudo para ver a possibilidade de efetuar o pagamento no final de março de 2023, dependendo da reunião com o setor responsável pelo estudo e com o Governador do Estado para então confirmar os pagamentos.

Sobre o Projeto de Lei Abono de Férias – Venda de 1/3 das férias – Além de pedir o número do processo já feito pela Assetba, o Presidente informou que já está sendo feito um estudo do impacto financeiro para encaminhar o Projeto de Lei em breve.

Progressão funcional de 2008 a 2013 – O Presidente aguarda o parecer da consultoria, mas ainda não teve resolução. Ainda ressaltou que responderá à pauta de cada uma das representações em particular.

PL sobre transformação de cargos permanentes do PJBA, TJBA-COI-2023/04030 e OFÍCIO nº 172/2023/GP/CGPRES – Foi esclarecido que estão tornando os cargos de Analista Judiciário em cargos específicos, para depois disponibilizar o concurso para essas áreas.

Novo PCS – Foi analisado que o Impacto Financeiro está muito alto e precisará ser discutido com o grupo de PSC para ver o que será cortado, sendo que foi pontuado pelos presentes que a relevância principal é ser feito um aumento bom no salário-base, que inclusive afeta a aposentadoria.

Andamento de Processos – Foi cobrado e a presidência informou que a maioria dos passivos estão zerados, mas que sempre há novos.

Gratificação de eficiência – passivo gerado por conta da divergência na implementação entre ativos e inativos – Foi pontuado que, uma vez que o passivo deve ser pago pela Suprev, seria interessante ingressar com processo diretamente, pois a correção foi feita com os associados já aposentados, tão logo, o Judiciário não será o responsável pelo ressarcimento. Mesmo assim, o Presidente informou que colaborará da melhor forma possível.

Com o fim da reunião, as entidades ainda permanecem aguardando o pronunciamento do TJBA acerca de decisões importantes para os servidores, contamos que em breve as tenhamos.

ASSETBA

Leia também
Preciso de ajuda? Converse conosco!
Iniciar uma conversa
Oi! Clique em um de nossos membros abaixo para conversar no WhatsApp